Ouça esta notícia:
Nos dias 08 e 09 de dezembro de 2025, no Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InRad/HCFMUSP), em São Paulo, foi realizado o lançamento do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (NIES). A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), integra o Programa Saúde Digital Paulista e tem como objetivo centralizar, organizar e ampliar o acesso a dados estratégicos para vigilância, planejamento, monitoramento e gestão da saúde pública no Estado.
O evento reuniu autoridades da SES-SP, representantes de instituições de saúde, especialistas, pesquisadores, gestores públicos e equipes técnicas, promovendo um espaço de diálogo sobre tecnologia, inteligência de dados e transformação digital na saúde pública.
Temas abordados
Ao longo da programação, foram discutidos temas estratégicos, entre eles:
Plataforma NIES
A nova plataforma consolida, em um ambiente digital único, diversas bases de dados e painéis informativos, contemplando:
Alinhado ao Programa Saúde Digital Paulista e ao Centro de Inteligência Estratégica da Gestão Estadual do SUS (CIEGES), o NIES tem como missão organizar dados e informações estratégicas para subsidiar a tomada de decisão, promovendo maior efetividade, transparência e eficiência na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Autoridades presentes
A cerimônia de lançamento contou com a presença de importantes lideranças, entre elas:
Priscilla Perdicaris, Secretária Executiva de Estado da Saúde de São Paulo;
Dra. Cristina Balestrin, Diretora de Saúde Digital da SES-SP;
Prof. Dr. Carlos de Carvalho, Diretor de Saúde Digital do HCFMUSP;
Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, Presidente do Conselho de Inovação do InovaHC e Professor Titular do InRad;
Eng. Antônio José Rodrigues Pereira, Superintendente do HCFMUSP;
Jurandir Frutuoso, Secretário Executivo do CONASS;
Mauricio Serpa, Secretário Adjunto da Saúde do Município de São Paulo;
Bruna Furlan, Deputada Estadual;
Representantes do CIEGES, SES-SP, Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e da equipe do PDI Saúde Digital.
Programação
No primeiro dia, a programação abordou temas como a Transformação Digital na SES-SP, a Tabela SUS Paulista, o Projeto ANIA, o papel dos dados na Vigilância em Saúde, a Governança de Dados como estratégia institucional, a jornada do NIES/CIEGES e uma visita técnica ao Núcleo.
No segundo dia, os debates concentraram-se nos avanços e desafios da Rede CIEGES, no Programa Saúde Digital Paulista, em experiências com Inteligência Artificial no InRad e no compartilhamento de boas práticas entre os estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Bahia. A programação incluiu ainda visita ao Centro Líder do PDI Saúde Digital, no Instituto Perdizes (IPer).




Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Acesse Política de Cookies e Política de Privacidade